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    [O]fuscação

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    Tydal
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    [O]fuscação

    Mensagem por Tydal em Qui Dez 03, 2009 3:56 pm

    OFUSCAÇÃO


    Este misterioso poder permite que os Membros ocultem sua presença
    da visão de outros. Através do simples desejo de se passar
    desapercebido, um vampiro pode desaparecer, mesmo se ele estiver de
    pé na frente de uma multidão. Na verdade, o imortal não se torna
    invisível; ele simplesmente ilude os observadores a pensarem que ele
    desapareceu. Usos adicionais da Disciplina Ofuscação incluem
    mudar as características de um Membro ou ocultar outras pessoas e
    objetos.

    A não ser que o vampiro se torne visível de propósito, ele pode
    se manter oculto indefinidamente. Nos níveis mais elevados deste
    poder, o vampiro pode desaparecer da visão alheia tão sutilmente
    que os que estão ao seu redor nunca se lembram de quando ele
    "partiu".

    Na maioria das circunstâncias, poucos mortais ou seres sobrenaturais
    podem penetrar na névoa da Ofuscação. Animais, operando
    em um nível mais instintivo, frequentemente percebem (e temem) a
    presença do vampiro mesmo se eles não puderem detectá-lo com seus
    sentidos normais. Crianças e pessoas inocentes, a quem a ilusão é
    estranha, também podem ser capazes de perceber a ilusão, conforme a
    interpretação do Narrador.

    A Disciplina Auspícios permite que um Membro veja através da
    Ofuscação. Contudo, nem mesmo esta habilidade é garantida; veja
    "Vendo o Invisível", para maiores detalhes.

    Devido ao fato da Ofuscação afetar a mente do observador, os
    Membros não podem usar esta Disciplina para se ocultarem de dispositivos
    mecânicos. Gravações de vídeo e fotografias capturam fielmente
    a imagem do vampiro. Mesmo assim, tamanha é a habilidade
    da Ofuscação de desviar a mente, que uma pessoa usando um
    dispositivo de gravação não verá a imagem do imortal até ver a
    filmagem posteriormente, se é que ele perceberá.

    Vários clãs — Assamitas, Seguidores de Set, Malkavianos,
    Nosferatu — usam este poder, mas ele é consagrado como uma
    marca dos Nosferatu. Alguns anciões acreditam que Caim, ou talvez
    Lilith, conferiu esta Disciplina ao clã para compensar as horrorosas
    deformidades físicas que acompanham estes Membros.

    A maioria dos poderes da Ofuscação duram por mais ou menos
    uma cena, ou até que o vampiro deseje desativá-los.
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    Re: [O]fuscação

    Mensagem por Tydal em Qui Dez 03, 2009 3:57 pm

    (NÍVEL 1)
    MANTO DAS SOMBRAS


    Neste nível, o vampiro precisa confiar nas sombras próximas e
    coberturas para ajudá-lo a esconder sua presença. Ele se posiciona
    em um lugar sombrio e isolado e se mantém oculto à visão normal. O
    vampiro permanece desapercebido enquanto estiver em silêncio,
    parado, sob algum tipo de cobertura (cortina, arbusto, armação de
    porta, poste de iluminação, ruela) e longe da iluminação direta. A
    ocultação do imortal desaparece se ele se mover, atacar ou se colocar
    sob luz direta. Além disso, a ilusão do vampiro não consegue tolerar
    uma observação concentrada sem se desfazer.

    Sistema: Nenhum teste é necessário se o personagem cumprir os
    critérios descritos acima. Contanto que ele se mantenha quieto e
    imóvel, virtualmente ninguém, a não ser outro Membro com um
    maior nível de Auspícios, irá vê-lo.
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    Re: [O]fuscação

    Mensagem por Tydal em Qui Dez 03, 2009 3:58 pm

    (NÍVEL 2)
    PRESENÇA INVISÍVEL


    Com a experiência, o vampiro pode se mover sem ser visto. As
    sombras parecem se mover para cobri-lo e os outros automaticamente
    evitam o seu olhar conforme ele passa. As pessoas inconscientemente
    se movem evitando o contato com a criatura oculta, pessoas com
    vontades fracas podem até mesmo fugir da área com um medo
    desconhecido. O vampiro se mantém oculto indefinidamente a não
    ser que alguém premeditadamente procure por ele ou que ele
    inadvertidamente revele a si mesmo.

    Como o vampiro mantém sua substância física, ele precisa ser
    cuidadoso para evitar o contato com qualquer coisa que possa revelar
    sua presença (derrubar um vaso, chocar-se com alguém). Mesmo um
    sussurro ou o arranhar de sapatos no chão pode ser o suficiente para
    romper o encanto.

    Sistema: Nenhum teste é necessário para que personagem use
    este poder a não ser que ele fale, ataque ou de alguma forma atraia
    atenção sobre si mesmo. O Narrador deve pedir um teste de Raciocínio
    + Furtividade em quaisquer circunstâncias que possam fazer
    com que o personagem revele a si mesmo. A dificuldade da jogada
    depende da situação; pisar em um assoalho que range pode ser 5,
    enquanto andar por uma grande poça d'água pode ser 9. Outras ações
    podem exigir um certo número de sucessos; falar baixo sem revelar
    sua posição, por exemplo, exige pelo menos três sucessos.

    Algumas coisas estão além do poder da Presença Invisível. Apesar
    de um vampiro estar invisível, ao f a l a r através de uma janela, gritar
    histericamente ou jogar alguém através de um aposento, ele
    certamente se tornará visível. Os espectadores rompem o estado de
    fuga que lhes foi imposto pela Ofuscação. Ainda pior, cada espectador
    pode testar Raciocínio + Prontidão (dificuldade 7); se bem
    sucedidos, a névoa mental clareia totalmente, fazendo com que estes
    indivíduos se lembrem de cada movimento que o personagem realizou
    até aquele momento, como se ele estivesse visível durante todo o
    tempo.
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    Re: [O]fuscação

    Mensagem por Tydal em Qui Dez 03, 2009 3:59 pm

    (NÍVEL 3)
    A MÁSCARA DAS MIL FACES


    Um vampiro pode influenciar a percepção dos outros, fazendo
    com que eles vejam outra pessoa que não o próprio imortal. Apesar
    da forma física do vampiro não mudar, qualquer observador que não
    pode perceber a verdade, vê quem quer que o vampiro queira que ele
    veja.

    O vampiro precisa ter uma ideia firme do semblante que ele quer
    projetar. A primeira coisa a ser decidida é se ele deseja criar uma
    face imaginária ou se ele quer sobrepor a imagem de uma outra
    pessoa. Características fabricadas são frequentemente mais difíceis de
    compor em proporções acreditáveis, mas tais disfarces são mais
    facilmente mantidos do que os que personificam outras pessoas.
    Obviamente, as coisas se tornam mais simples se o Membro empresta
    a face mas não se importa com a personalidade.

    Sistema: O jogador testa Manipulação + Performance (dificuldade
    7) para determinar quão bem ele cria o disfarce. Se o
    personagem t ent a r personificar alguém, ele precisa dar uma boa
    olhada no alvo antes de criar a máscara. O Narrador pode aumentar
    a dificuldade se o personagem só tiver um vislumbre. O quadro
    abaixo lista o grau de sucesso na fabricação de outras aparências.

    Realmente, posar como outra pessoa tem seus próprios problemas.
    O personagem deve saber pelo menos algumas informações
    básicas sobre o indivíduo; ilusões especialmente difíceis (enganar
    um amante ou amigo íntimo) requerem pelo menos alguma familiaridade
    com o alvo se a tentativa pretende ser bem sucedida.

    1 sucesso: O vampiro mantém a mesma altura e constituição, com
    algumas pequenas alterações nas características
    básicas. Um Nosferam pode se assemelhar com um
    mortal normal, apesar de feio.
    2 sucessos: A ilusão não se parece com o alvo; as pessoas não o
    reconhecem facilmente ou concordam sobre sua
    aparência.
    3 sucessos: Ele aparenta o que quer aparentar.
    4 sucessos: Transformação completa, incluindo gestos,
    maneirismos, aparência e voz
    5 sucessos: Alteração profunda (pode se parecer com um membro
    do sexo oposto, de idade vastamente diferente,
    com extremas diferenças de tamanho).
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    Re: [O]fuscação

    Mensagem por Tydal em Qui Dez 03, 2009 4:00 pm

    (NÍVEL 4)
    DESAPARECIMENTO DO OLHO DA MENTE


    Este poderosa manifestação da Ofuscação permite que o vampiro
    desapareça do campo de visão plano. Este desaparecimento é tão
    profundo que o imortal pode sumir mesmo se estiver na frente de
    alguém.

    Enquanto o desaparecimento em si é bastante sutil. o seu impacto
    naqueles que o vêem não é. A maioria dos mortais se apavora e foge
    como resultado. Indivíduos de vontade muita fraca varrem a memória
    do Membro de suas mentes. Apesar de outros vampiros não serem
    abalados tão facilmente, mesmo os Membros podem ficar
    momentaneamente surpresos pelo desaparecimento súbito.

    Sistema: O jogador testa Carisma + Furtividade; dificuldade
    igual ao Raciocínio + Prontidão do alvo (use o maior total do grupo, se
    o vampiro desaparecer na frente de uma multidão). Com três
    sucessos ou menos, o personagem esmaece mas não desaparece, se
    tornando uma confusa figur a fantasmagórica. Com mais de três
    sucessos, ele desaparece completamente. Se o jogador obtiver mais
    sucessos do que a pontuação de Força de Vontade de um observador,
    a pessoa esquece que o vampiro esteve lá.

    Rastrear o personagem com precisão enquanto ele aparenta ser um
    fantasma requer um teste de Percepção + Prontidão (dificuldade 8 ).
    Um sucesso nesta jogada indica que o indivíduo pode interagir
    normalmente com o vampiro (apesar do imortal parecer com uma
    forma fantasmagórica profundamente perturbadora). Uma falha
    resulta em uma penalidade de +2 (máximo de 10) na dificuldade de
    atuar ou interagir com o vampiro. O Narrador pode exigir novos
    testes de observação se o vampiro se mover para um lugar onde ele
    seja mais difícil de se ver (andar sob sombras, atravessar por trás de um
    obstáculo, prosseguir através de uma multidão). Quando totalmente
    invisível, deve-se lidar com o vampiro como se estivesse sob o efeito
    de Presença Invisível, acima.

    Uma pessoa submetida ao desaparecimento testa Raciocínio +
    Coragem (dificuldade 9 para mortais e 5 para imortais). Um reste
    bem sucedido significa que o indivíduo reage imediatamente (contudo,
    somente depois do vampiro realizar a sua ação do turno); uma
    falha indica que a pessoa permanece confusa por dois turnos, enquanto
    sua mente tenta entender o que experimentou.
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    Re: [O]fuscação

    Mensagem por Tydal em Qui Dez 03, 2009 4:01 pm

    (NÍVEL 5)
    COBRINDO o GRUPO


    Neste nível de poder, o vampiro pode estender suas habilidade de
    ocultação para cobrir toda uma área. O imortal pode usar qualquer
    poder de Ofuscação sobre pessoas próximas assim como sobre si
    mesmo, se ele desejar.

    Qualquer pessoa protegida que comprometa a integridade do
    disfarce, revela a si mesmo. Além disso, se a pessoa que invocou o
    poder for revelada, o disfarce de todos desaparece. Este poder é
    particularmente útil se o vampiro precisa tirar seus acompanhantes
    de um lugar seguro sem atrair a atenção dos outros.

    Sistema: O personagem pode ocultar uma pessoa para cada
    ponto de Furtividade que ele possuir. Ele pode conferir qualquer
    poder de Ofuscação, em um dado momento, para todo o grupo.
    Apesar do poder se estender para todos que estão sob o disfarce do
    personagem, o jogador só precisa realizar uma única jogada. Cada
    jogador precisa s eguir as exigências descritas sob o poder de
    Ofuscação relevante para se manter sob seus efeitos; qualquer um
    que não seja capaz de cumpri-las perde a proteção do disfarce, mas
    não revela os outros. Somente se o próprio vampiro cometer algum
    erro, o dom se desfaz para todos.

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    Re: [O]fuscação

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